Avaliação Psicológica
A avaliação psicológica é um processo que visa a análise de algumas características psicológicas de uma pessoa, tais como: emoção, afeto, cognição, motivação, personalidade, atenção, memória, perceção, competências pessoais/sociais, entre outros.
Trata-se de um procedimento que integra informações obtidas por diversas técnicas como testes, baterias, dinâmicas, entrevistas, observações e análise de documentos que auxiliem o psicólogo na confirmação (ou não) das hipóteses iniciais.
A avaliação psicológica requer conhecimento técnico e clínico aprofundado, sendo imprescindível que a mesma seja realizada por profissionais qualificados para o efeito, na medida este processo não se resume à interpretação de resultados a à sua comparação com os valores normativos de referência; é necessário integrar tais conclusões numa visão abrangente e completa do indivíduo avaliado.
Habitualmente, a avaliação psicológica serve para criar condições para que, consequentemente, seja possível realizar determinados encaminhamentos, quer para o sujeito, quer para a entidade que a solicita.
Desta forma, quando se apresenta como uma condição ou quando requisitada por terceiros, a avaliação permite o conhecimento de alguns dos dados psicológicos inerentes à pessoa avaliada. A diversidade de avaliações psicológicas é vasta, desde a comum medida do QI ao reconhecimento de algumas das dinâmicas psíquicas.
Para cada finalidade serão utilizados testes específicos, variando a sua duração entre três a quatro sessões.
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA INFANTIL
As diferentes etapas do desenvolvimento infantil são aliciantes, mas ao mesmo tempo desafiantes para a maioria dos pais. Seja pelas descobertas, com que habitualmente, as crianças nos brindam, seja pelos receios que se tem relativamente ao impacto que as experiências vão tendo naquele “pequeno ser”, ou pela forma como decorrem as aquisições cognitivas e motoras.
Por meio disto, a avaliação psicológica infantil é, muitas vezes, solicitada como forma de respostas ás dúvidas que vão surgindo aos progenitores e/ou educadores, possibilitando uma compreensão pormenorizada acerca do desenvolvimento da criança.
Sensíveis à importância do rigor destas avaliações e do quanto poderão ser determinantes no percurso das crianças, a avaliação psicológica é realizada por diferentes fases, de acordo com o objetivo da mesma. Habitualmente, é composta por 4 sessões, privilegiando a entrevista clinica com os progenitores ou figuras de referência, o uso de testes psicométricos (como a WISC, WPSSI-R ou Griffiths) e/ ou projetivos (CAT/ Desenho Infantil) e por fim, a devolução dos resultados.
Neste sentido, a avaliação psicológica infantil torna-se fundamental para que a criança possa receber um acompanhamento bem estruturado e alinhado com os objetivos. Contudo, noutras situações, apenas é determinante no auxílio aos pais e/ou educadores da forma como decorre o desenvolvimento da criança.