Olá sou a Diana,

Especializei-me em psicologia clínica e psicologia infantil

Sobre mim

Bem-vindo/a! Sou a Diana, Psicóloga Clínica Júnior formada em Psicologia Clínica – com especialização em Psicoterapia Psicodinâmica – pelo Instituto Superior Miguel Torga (ISMT), em Coimbra.

No meu percurso profissional adquiri experiência na área da toxicodependência e dos comportamentos aditivos, no Centro de Respostas Integradas (CRI), que me possibilitou ampliar os meus conhecimentos em diversos âmbitos (sintomatologia depressiva, ansiosa, perturbações de personalidade, entre outros).
Nesta instituição, fiz o acompanhamento psicoterapêutico de utentes do serviço, de várias faixas etárias, e não exclusivo às adições.

Além disto, realizei também voluntariado com crianças institucionalizadas, em que pratiquei, essencialmente, atividades de cariz lúdico, área pela qual nutro um grande fascínio.
Sendo a infância o substrato da nossa personalidade, esta experiência permitiu-me compreender melhor a forma como as vivências dos primeiros anos de vida influenciam profundamente a estruturação e a maturação da personalidade, e a configuração que podem assumir na vida adulta, em especial quando nos referimos às populações socioeconómicas mais vulneráveis.

A adoção de uma abordagem psicodinâmica como instrumento de investigação psíquica na minha prática clínica permite-me olhar o Outro através de uma lente ímpar, em que pela aliança terapêutica estabelecida entre paciente e terapeuta – o eixo medular de todo o processo terapêutico –, é possível trilhar juntos um caminho até ao cerne do inconsciente, que abarca uma história de vida com uma infância, angústias, compulsões e conflitos internos à espera de serem escutados, contidos e transformados, seja pela melodia da palavra ou pelo grito do silêncio.

Dizia Freud que a Psicanálise é uma cura pelo amor; é, portanto, este encontro analítico e a qualidade deste vínculo estabelecido entre a díade que possibilita a digestão da dor mental, essa dor comum a todos nós, e que dá espaço, por fim, a uma metamorfose psíquica, a uma mudança de narrativa, a um equilíbrio mental.

Marcar Consulta

Selecione a hora da sua consulta com Diana Diogo